Estratégia e Vantagens Competitivas

Estratégia

Com o objetivo de ser reconhecida como uma empresa inovadora e empreendedora, crescer de maneira sustentável e liderar o setor de serviços públicos de água e esgoto, as principais estratégias de negócios da IGUÁ Saneamento são:

Crescimento acelerado e consolidação do setor

A Companhia tem cumprido metas agressivas de crescimento e desenvolvido um papel consolidador do setor, por meio da celebração de novos contratos de concessão e de parceria público privada, bem como da aquisição de concessionárias privadas, condizentes com seu posicionamento estratégico nas regiões onde atuam e beneficiados pelo fato de terem experiência no setor. Para esse fim, conta com um modelo de gestão matricial e descentralizado, que confere agilidade na tomada de decisões e na condução das operações. A atuação comercial da companhia está dividida atualmente em 5 diretorias regionais - São Paulo I, São Paulo II, Mato Grosso, Região Sul e Região Nordeste, que têm a missão de promover o crescimento no número de contratos.

Pulverização e diversificação dos contratos

Com vistas a alcançar uma baixa dependência de um número reduzido de contratos, pretende: (i) diversificar as modalidades de contratação, quais sejam concessão ou parceria público privada; (ii) expandir a área de atuação para municípios e Estados onde ainda não atuam; (iii) celebrar novos contratos de concessão com municípios de pequeno, médio e grande porte, bem como de parceria público privada com empresas públicas Estaduais e municipais, todos com prazo mínimo de 15 anos; e (iv) diversificar o objeto da prestação de serviço, podendo ser parcial, somente água ou esgoto, ou pleno, incluindo ambos os serviços.

Aprimoramento da expertise operacional com base em treinamento técnico e desenvolvimento de novas tecnologias

A IGUÁ acredita ser fundamental e estratégico o investimento em formação e aperfeiçoamento técnico dos seus profissionais, bem como o desenvolvimento e a adoção de novas tecnologias para redução dos custos operacionais, aumento de produtividade e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Para tanto, criou o Comitê de Inovação e o Projeto IGUÁ Inovar, que tem por objetivo desenvolver novas tecnologias, fomentar a cultura da inovação e promover a gestão do conhecimento, por meio do seu compartilhamento com todas as empresas controladas pela IGUÁ, o que, somado ao constante aprimoramento técnico de seus profissionais, aumentará a sua competitividade e a posicionará com destaque em relação aos seus concorrentes.

Liderança do setor no Brasil

Atualmente, é umas das maiores empresas privadas a prestar serviços públicos de água e esgoto do Brasil, em quantidade de pessoas atendidas direta e indiretamente, de acordo com a ABCON. Considerando o potencial de crescimento da participação do setor privado na prestação de serviços públicos de água e esgoto, o objetivo da IGUÁ é alcançar, no médio prazo, a liderança do setor privado na prestação de serviços públicos de água e esgoto, em número de concessões, receita líquida e população atendida.

Vantagens competitivas

A missão da IGUÁ é oferecer soluções e qualidade de vida à sociedade, por meio da prestação de serviços públicos de água e esgoto, agregando valor ao meio ambiente, aos seus colaboradores e acionistas. Para implementá-la, contam com as seguintes vantagens competitivas:

Excelência técnica e operacional

Operam 14 concessões e 4 parcerias público privadas prestando serviços públicos de água e esgoto indiretamente para mais de 6,5 milhões de pessoas. Devido a experiência que possui no setor, desenvolve e implementa novas tecnologias, possibilitando a melhoria da relação custo-benefício dos seus serviços tanto para o poder concedente quanto para o usuário final, a otimização dos seus investimentos e a redução das perdas operacionais e comerciais historicamente existentes nesse setor. Essas ações resultam em uma prestação de serviços de qualidade diferenciada e percebida pelos usuários, com índice de satisfação de 85% em pesquisas realizadas por empresas independentes, bem como a maximização dos resultados operacionais e do retorno dos investimentos.

Capacidade de identificação e desenvolvimento de novas oportunidades de negócio no setor

Em razão do modelo de gestão matricial e descentralizado, a IGUÁ é capaz de prestar serviços públicos de água e esgoto em municípios de pequeno, médio e grande portes, devido ao ganho de escala decorrente do compartilhamento de despesas entre as suas controladas. Dada a experiência tanto em contratos de concessão quanto em contratos de parceria público privada, a IGUÁ tem flexibilidade para firmar qualquer desses modelos contratuais, isoladamente ou em parceria com sócios locais. Além disso, é uma das únicas empresas privadas do Brasil com foco na prestação de serviços públicos de água e esgoto, o que a torna altamente especializada e com um conhecimento técnico diferenciado para o desenvolvimento de suas atividades. A conjunção dos fatores acima permite à Companhia identificar e desenvolver as soluções adequadas e que melhor atendem às demandas do poder concedente, o que, somada à solidez financeira, capacidade de endividamento e o acervo técnico diferenciado que a IGUÁ possui, nos torna mais competitivos na originação de novos negócios no setor, tanto por meio de adjudicação de novas concessões, quanto por meio de aquisições de concessionárias.

Fortes programas de educação e conscientização socioambiental da população dos municípios onde atuam

Com o propósito de reduzir custos operacionais e de conscientizar a sociedade da relevância de seus serviços, a IGUÁ busca se manter próxima aos usuários de seus serviços, disponibilizando canais de comunicação, prestando informações que atendam aos interesses coletivos e atuando de forma proativa na resolução de problemas socioambientais. Promovem e apoiam ações de educação e conscientização ambiental nas comunidades. Promove programas de conscientização tais como "Gordura Não IGUÁ e no Esgoto", Atendimento Móvel", "Água de chuva não é Esgoto", "Água e cidadania pela Vida" e "Programa Portas Abertas".

Os contratos têm vencimento a partir de 2024 e a maioria deles foi celebrada sob o atual arIGUÁouço regulatório

Os contratos de concessão da IGUÁ possuem, em sua grande maioria, prazos de vigência de 30 anos. Os projetos nesse setor têm um prazo estimado médio de investimento intensivo de 5 anos, após o qual a maioria ou praticamente a totalidade desse investimento já foi realizado e passa a apresentar uma maior rentabilidade. Considerando que a maior parte dos contratos está em fase intermediária de investimento intensivo, o período de maior rentabilidade ainda não foi atingido, o que se espera ocorrer nos próximos anos.

Administração experiente e equipe técnica com amplo conhecimento e sólido histórico profissional

Os administradores e técnicos da IGUÁ são fator de destaque no desenvolvimento de suas atividades. Contam com profissionais altamente qualificados e com vasto conhecimento técnico, operacional, comercial e financeiro na prestação de serviços públicos de água e esgoto, adquiridos em razão de atuação em cargos chave de empresas nacionais e internacionais de destaque no setor com as quais mantém constantes intercâmbios.

Última Atualização em 17 de Outubro de 2017

Voltar Topo
Fechar