Diretoria e Conselho de Administração

Diretoria e Conselho de Administração

Diretoria

De acordo com o Estatuto Social da IGUÁ, compete à Diretoria, além das demais atribuições fixadas pela legislação: (i) zelar pela observância da lei, deste Estatuto Social, de qualquer acordo de acionistas e pelo cumprimento das deliberações tomadas nas Assembleias Gerais, nas reuniões do Conselho de Administração e nas suas próprias reuniões; (ii) administrar, gerir e superintender os negócios sociais, formulando e propondo ao Conselho de Administração o planejamento estratégico e os planos operacionais, incluindo as necessidades de recursos humanos, financeiros e equipamentos, podendo comprar, vender, permutar, onerar ou por qualquer outra forma adquirir ou alienar bens móveis e imóveis para ou da Companhia, determinando os respectivos preços, termos e condições, respeitadas as respectivas atribuições do Conselho de Administração e da Assembleia Geral; (iii) expedir regimentos internos, regulamentos e outras normas da mesma natureza no tocante à administração da Companhia; e (iv) outorgar mandatos em nome da Companhia.

Membros da Diretoria Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Gustavo Guimarães Diretor Presidente 18/06/2019 18/06/2021
Gustavo Guimarães atuou como CFO em empresas do agronegócio, saneamento e mineração, sendo responsável pelas principais áreas de back-middle office, pelas Big Fours liderou processos de auditoria e consultoria empresarial em companhias nacionais e multinacionais, adquirindo conhecimento e experiência em planejamento empresarial, valoração de empresas e negócios, gestão baseado em performance e processo, processos de due diligence, entre outros. – Membro do Conselho Regional de Contabilidade desde 1997; – Membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças desde 2004; – Foi Diretor no Conselho Diretório do CDE – Centro de Desenvolvimento Empresarial de Itaúna – MG, tendo como principal objetivo a capacitação técnica de profissionais para a região centro-oeste de Minas Gerais.; também foi Diretor Financeiro – Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – entre jan/2015 e fev/2017.
Denilson Gonzaga Diretor de Controladoria e Gestão 18/06/2019 18/06/2021
Denilson Gonzaga possui mais de 25 anos de experiência na área de controladoria e controle. Possui formação em Ciências Contábeis e MBA Finanças. Atuou como executivo sênior em empresas do setor automotivo, serviços e consultoria.
Julio Jacob Junior Diretor Regulatório e Jurídico 18/06/2019 18/06/2021
Julio é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Possui especialização em Direito Administrativo – Instituto Brasileiro de Ensino Jurídico – IBEJ, em Direito Empresarial – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Direito Processual Civil – Universidade Positivo. Possui longa experiência como diretor juridico de empresas do setor de energia e saneamento.
Péricles Sócrates Weber Diretor de Operações 18/06/2019 18/06/2021
Péricles Sócrates Weber atua no setor de saneamento há mais de 30 anos. Ocupou a Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social na Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, também pela Sanepar teve atuações como gerente de operações de sistemas de água e esgoto; gerente de meio ambiente e qualidade, e engenheiro de pesquisa em bioenergia. Ex-bolsista do British Council – Reino Unido, do NUFFIC – Holanda e do Fulbright Comission – Estados Unidos.
Felipe Rath Fingerl Diretor Financeiro e Relação com Investidores 18/06/2019 18/06/2021
Felipe Rath Fingerl tem atuação há mais de 10 anos em diferentes segmentos do mercado financeiro e de capitais. Sócio fundador da IG4 Capital, atuou como diretor de investimentos em Private Equity da gestora nos últimos 2 anos, responsável por transações envolvendo turnaround e special opportunities em setores diversos da economia brasileira, incluindo a operação de reestruturação societária e financeira que deu origem à Iguá Saneamento. Entre 2012 e 2016, na área de infraestrutura da GP Investimentos, conduziu projetos e análises de investimentos nos setores de saneamento, aeroportos, mobilidade urbana, energia e telecom. Fez parte também dos times de Investment Banking dos bancos J.P. Morgan e Modal entre 2009 e 2012, atuando nas áreas de fusões & aquisições e Equity Capital Markets para toda a América Latina, baseado em São Paulo e em Nova Iorque. Possui graduação em ciência econômicas pela PUC-Rio.
Conselho de Administração

 

Membros da Diretoria Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Paulo Mattos Presidente 30/05/2019 30/05/2021
Paulo Mattos foi Sócio-Diretor da RK Partners (2016-2017) e foi Sócio-Diretor da GP Investimentos (2012-2016), antes de fundar a RKP Investimentos em 2016, renomeada em 2017 para IG4 Capital. Na GP Investimentos, ele foi membro do Comitê de Investimentos da área de infraestrutura e telecom e foi fundador da BR Towers, companhia na qual serviu como Presidente do Conselho de Administração (2012 e 2014).
Anteriormente à GP Investimentos, ele foi Vice Presidente Executivo de Estratégia de Negócios, Atacado e Regulatório da Oi S.A. (2009-2012), onde serviu como Membro do Comitê Executivo, Membro do Comitê de Riscos Financeiros e Membro do Comitê de Operações. Ele também exerceu função de Diretor-Superintente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde serviu como Membro do Comitê de Crédito e Investimentos e Coordenador do Comitê Gerencial (2007-2009).
Paulo possui graduação e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo, foi Fulbright Visiting Scholar na Yale University e é membro permanente do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP e membro da Fundação Getulio Vargas – FGV, think tanks especializados em políticas públicas e negócios.
Hélcio Tokeshi Vice-presidente 30/05/2019 30/05/2021
Hélcio é economista e executivo com experiência nos setores privado, público e social. No setor público, foi Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Antes disso, trabalhou duas vezes no Ministério da Fazenda como assessor em política macroeconômica do Secretário da Política Econômica e como Secretário de Acompanhamento Econômico. No setor privado, foi Managing Director da área de infraestrutura da GP Investimentos, Diretor Geral da EBP e sócio associado da McKinsey & Co. Ele foi também economista do Banco Mundial em Washington DC. Hélcio fez sua graduação na Universidade de São Paulo, mestrado na Universidade de Campinas e doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, todos em economia.
Vital Meira de Menezes Júnior Membro Efetivo 30/05/2019 30/05/2021
Vital Menezes é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1991, com especialização em Banco de Investimento pela Universidade de Nova York (NYU), título obtido em 2001. Participou do Programa Executivo de Governança Corporativa na “Kellog School of Management – Northwestern University” em Chicago. Dedicou-se, nos últimos 30 anos, à carreira bancária com passagem por algumas instituições no Brasil, Estados Unidos e Europa, sendo sua última posição no J.P. Morgan Asset Management em São Paulo, como CEO para América Latina, de 2013 até 2018. Anteriormente, foi sócio da Gávea Investimentos, na iniciativa de crédito de 2011 a 2013, e Chefe Global de Instituições Financeiras no Santander em Madri, com operações em 9 países na Europa, América Latina e Estados Unidos, de 2005 a 2011, onde era também membro do comitê executivo do banco na Europa.Vital Menezes foi Diretor da ANBIMA de 2014 a 2018.
Gustavo Buffara Membro Efetivo 30/05/2019 30/05/2021
Gustavo Buffara é Managing Director e CFO na IG4 Capital, sendo um dos fundadores da gestora. Ele também é membro do Conselho de Administração da IGUÁ Saneamento S.A., além de ser membro do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê de Auditoria da companhia, desde 2017. Antes da IG4, Gustavo foi Diretor Sênior e Managing Director na RK Partners, uma firma de advisory especializada em reestruturação de dívidas e turnaround operacionais, entre 2016-2017. De 2012 a 2016, Gustavo foi Deputy Director na GP Investimentos, responsável por investimentos no setor de infraestrutura e telecomunicações no Brasil. Durante este período, ele também foi parte do time inicial da GP Investimentos na BR Towers, sendo responsável pela estruturação da companhia e do plano de 100 dias junto com os executivos C-Level da empresa. Anteriormente, Gustavo atuou como Consultor Sênior na Bain&Co. de 2010-2012, liderando projetos estratégicos em diferentes indústrias e setores, como o de serviços financeiros, cartões de crédito e débito, seguros, companhias aéreas e óleo & gás. Nesta posição, ele atuou em projetos no Brasil, Chile e África. Gustavo iniciou sua carreira no grupo Telefônica, onde trabalhou de 2004 a 2010, e foi executivo nas áreas de Planejamento, M&A e Estratégia Regulatória. Ele também atuou temporariamente como Estrategista de Mercado durante 2008-2009, alocado diretamente no staff do COO Global do Grupo em Madri, Espanha. Formado em Administração Pública pela EAESP-FGV (Fundação Getúlio Vargas), possui Mestrado em Administração de Empresas pelo IMD na Suíça.
Jerson Kelman Membro Efetivo 30/05/2019 30/05/2021
Jerson Kelman foi Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, Interventor na Empresa Energética de Mato Grosso do Sul – ENERSUL, Presidente do Grupo Light (2010-2012), Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL (2005-2008) e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas – ANA (2001-04). Anteriormente, havia sido pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Diretor Técnico da SERLA-RJ (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), consultor do Banco Mundial e sócio da BR-Investimentos. É membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema – ONS, Consultivo da Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, do Conselho de Administração do Conselho Superior de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável – FBDS, da Academia Nacional de Engenharia – ANE. Foi membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), do Conselho Internacional da ABENGOA (Sevilha, Espanha), do Conselho Consultivo do Instituto de Hidráulica da UNESCO (Delft – Holanda) e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, do Conselho de Administração da ELETROPAULO, do Conselho de Administração da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo – COSESP, do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Infraestrutura das Indústrias de Base -ABDIB da Força Tarefa sobre Segurança Hídrica da Global Water Partnership – GWP e da Organisation for Economic Co-operation and Development – OECD, do Comitê Científico da Semana Mundial da Água em Estocolmo, do Conselho de Energia da FIRJAN e do Advisory Council of the Global Water Practice of The World Bank. Foi também coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica que diagnosticou as causas do racionamento de 2001.Jerson possui graduação em engenharia civil com especialização em hidráulica pela Escola de Engenharia da UFRJ (1971), Mestre em Engenharia Civil pela COPPE-UFRJ (1973) e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos por Colorado State University (1976) e Docente Livre do Departamento de Hidráulica e Saneamento da UFRJ (1985). É comendador da Ordem do Rio Branco e da Ordem do Mérito Científico. Recebeu medalhas de mérito legislativo da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a medalha Bernardo Mascarenhas (ABCE 2006). É detentor dos seguintes prêmios: Flávio Terra Barth (2015, ABRH), o Distinguished Alumni Award (2012, Colorado State University), o título de Engenheiro Eminente (2010, Associação de Antigos Alunos da Politécnica) e o King Hassan II World Water Prize (2003, World Water Council). Desde 1974 é professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ. Presidiu (como orientador) e participou de dezenas de bancas de mestrado e doutorado. É autor dos livros “Cheias e Aproveitamentos Hidroelétricos” (1983) e “Desafios do Regulador” (2009), e de mais de uma centena de artigos técnicos e capítulos em livros especializados, bem como de dezenas de artigos publicados na grande imprensa. Foi fundador, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH).
Xiang (Benny) Le Membro Efetivo 22/08/2019 22/08/2021
O Sr. Xiang (Benny) Le atua como Gerente de Portfólio da equipe de investimento em Infraestrutura e Commodities de Madeira da Alberta Investment Management Corporation (AIMCo), onde participa da liderança dos esforços de proposta, avaliação e diligência de transações privadas de infraestrutura, bem como gestão e governança contínuas dos investimentos atuais. Sua experiência em transações dentro da área de infraestrutura abrangeu diversos setores, incluindo água e saneamento, portos, rodovias, telecomunicações e diversos ativos de midstream. Benny começou sua carreira como analista na AIMCo, onde passou muitos anos na equipe de Infraestrutura e Commodities de Madeira. Benny juntou-se à PSP Investments durante alguns anos e foi associado da equipe de Imobiliário, antes de regressar à equipe de Infraestrutura e Commodities de Madeira da AIMCo em 2017. Benny detém os certificados CPA e CFA e possui mestrado em Finanças pela Universidade Wilfrid Laurier.
Gesner Oliveira Independente Efetivo 30/05/2019 30/05/2021
Gesner Oliveira é doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), sócio da GO Associados, Professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas São Paulo e Coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV.
Ex-Presidente da Sabesp (2006-10), ex-Presidente do Cade (1996-2000) e ex-Secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério da Fazenda (1995) e Subsecretário de Política Econômica (1993-95). É colunista do Programa Primeira Hora e Bastidores do Poder da Rádio Bandeirantes, colunista da Agência Estado/Broadcast e portal do UOL. Eleito o Economista do Ano de 2016 pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

voltar

topo